quarta-feira, 3 de outubro de 2007

O perigo que a internet pode ter!

Qualquer que seja a denominação que damos à Internet milhões de pessoas em todo o mundo estão a utilizar o correio electrónico (e.mail), navegar na World Wide Web, ler e responder a mensagens de listas de distribuição de notícias (newsgroups), participar em grupos de conversa em directo (chat), e em muitas outras actividades em linha (online).
A vasta lista de serviços que encontramos actualmente em linha está a crescer constantemente.
A maior parte das pessoas que estão em linha têm, em geral, experiências positivas. Mas, como em qualquer outra actividade (viajar, cozinhar, ir às compras ou à escola) a utilização da Internet compreende determinados riscos. O mundo cibernético, como a própria sociedade, é composto de todo o tipo de pessoas. Na sua maioria são decentes e respeituosas, mas também há pessoas obscenas, ofensivas, insultuosas, e mesmo exploradoras. As crianças e os jovens encontram muito benefícios quando usam os serviços da Internet, mas também podem, neste ambiente social, como em qualquer outro, ser objecto de crimes e explorações.
Podem existir vários riscos,por exemplo:
- exposição a material inapropriado;
- abuso físico (quando fornecidas moradas ou marcados encontros);
- legal e financeiro (quando se fornece o numero do cartao de crédito).
Devemos ter muito cuidado com os sites que consultamos, podem ser de confiança mas tambem podem ser perigosos para o utilizador.

Sem comentários: